E-book Without Borders international Research
Organizadores:
Janiara de Lima Medeiros
Janaina Cardoso da Mota Ferreira
Camila de Freitas Moraes Garcia
Clayton Alencar Freitas
Área de conhecimento:
Ciências Humanas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Ciências Sociais Aplicadas; e Linguística, Letras e Artes.
Ano: 2024
1ª Edição Vol. 1
ISBN: 978-65-89928-73-7
DOI: 10.47538/AC-2024.18
Without Borders
international research
Um livro é, desde sua gênese, um caminho a ser percorrido, de encontros desejantes, pulsantes e marcado por inquietações que vão além daquilo que a episteme e as teorias podem alcançar. Por mais que falemos de eixos nodais para campos que atravessam a educação e sociedade, direito e educação, psicanálise e política social, e tecnologia na educação, também devemos falar da vida que pulsa. Justamente, por trata-se da ontologia do heideggerianismo, pois, afinal, se alguém escreve algo é porque este algo o inquieta e sua inquietude é lançada ao mundo para que outros possam apreciar a sua existência e seus múltiplos sentidos.
O livro "WITHOUT BORDERS: INTERNATIONAL RESEARCH", que em sua tradução literal é apreendido como "SEM FRONTEIRAS: PESQUISA INTERNACIONAL", nos convida a refletir sobre temáticas que atuam para além da transmissão do conhecimento, mas também como um espaço de resistência, diálogo e transformação social. Ao abordar temas que se alinham nas áreas do conhecimento da educação, da psicanálise e política, do direito e sociedade, e da tecnologia na educação de forma integrada, esta obra oferece uma visão abrangente e crítica dos desafios e possibilidades que permeiam o campo sociopolítico.
Enquanto psicanalista e psicóloga, entendo que a inquietude que motiva a escrita e a pesquisa é um reflexo da pulsão de vida, uma busca constante por sentido e compreensão. Nesse aspecto, este livro é um convite à reflexão e à ação, visando a construção de uma educação equânime, sociopoliticamente inclusiva e transformadora. Ele nos desafia a pensar além das fronteiras tradicionais do conhecimento, explorando as intersecções entre diferentes disciplinas e perspectivas, e promovendo um diálogo enriquecedor e necessário para a transformação social.
Ao mergulhar nas páginas desta obra, somos convidados a participar de uma jornada intelectual e emocional, onde cada capítulo é um convite a repensar nossas práticas, crenças e estruturas. É um chamado à ação, para que possamos, juntos, construir uma sociedade mais justa e inclusiva, onde a educação não seja apenas um direito, mas uma prática viva e pulsante de transformação social.
Camila de Freitas Moraes
Doutora em Política Social e Direitos Humanos (UCPEL), Psicóloga e Psicanalista